.
Esta é uma pergunta a que
se deve fazer um eleitor.
Uma autarquia tem de ter preocupações em várias áreas, nomeadamente da económica..
Ao longo destes ultimos anos, o grande, o principal empregador do Concelho de Castro Verde tem sido a empresa concessionária das minas de Neves Corvo, e, ou ,empresas com a mina relacionadas.
As minas,em termos macro-económicos, tem trazido, quer pela componente do emprego directo ,ou indirecto, quer pelos impostos -as derramas - a que dão origem, para o Concelho uma capacidade económica acima dos congéneres do Alentejo.
As minas representam, directa e indirectamente 93% em termos de criação de riqueza no Concelho.
Porém, esta fonte de rendimnto não é eterna, pois como se sabe, o minério não dura sempre, e infelizmente, há muitos casos de minas esgotadas que arrastaram consigo o colapso econónomico de cidades ,vilas e regiões de si dependentes e que atempadamente não criaram alternativas para esses previsíveis esgotamentos.
No caso concreto das Minas de Neves Corvo, o esgotamento do minério ainda não é para amanhã, contudo, o preço das matérias primas, como o zinco, o cobre e o estanho tem vindo a baixar o seu preço de mercado, tornando , para já no caso do zinco, a sua produção e comercialização inviável.
As derramas tem vindo a baixar, e as consequências para o emprego na área autárquica será a médio prazo previsível .
Como pertenço ao grupo daqueles que entende que cabe ao Estado intervir na área da económia, e não prover só o papel de polícia, entendo que as Autarquias têm o dever de se preocupar com a criação de emprego no seu concelho.
A Autarquia deve ser o agente facilitador da actividade económica e um parceiro activo na procura de investidores, na criação de emprego, na formação e qualificação sócio profissional dos homens e mulheres do Concelho.
Como alternativa à dependência excessiva em relação à mina, a Autarquia deveria atempadamente fomentar a instalação de Empresas na região, criar para atrair industrias de modo a aumentar a empregabilidade do Concelho e promover o seu desenvolvimento sustentado.
Existem instrumentos como o QREN - Quadro de Referência de Estratégia Nacional e o PORA - Programa Operacional Regional do Alentejo, para o efeito.
O que tem sido feito em Castro Verde para criar alternativa na área do emprego?
Pouco tem sido feito, talvez a ideia do projecto da Cavandela (?!)...
A Somincor veio, instalou-se e resolveu durante todo este tempo quase na totalidade o problema do emprego em Castro.
A Câmara é o segundo maior empregador, e por esse facto, a força política que a tem controlado, tem, muito naturalmente, sobre aqueles a quem emprega, um poder reverencial,mesmo que seja inconsciente ou não querido, limitador de atititudes, que seria necessário evitar .
O que pensam os candidatos desta matéria?
Vamos procurar saber.